Bem-vindo à Fortaleza de Santo Amaro

sbnews-foto-20170126-01

Foi realizando no dia 24 de janeiro de 2017, às 20h00, no Teatro Municipal de Guarujá, com presença da ABVC SANTOS, um evento que visa preparar a Fortaleza de Santo Amaro para a pretendida titulação de Patrimônio da Humanidade.

A Participação da ABVC SANTOS, representada no evento por seu Vice-Presidente, o Sr. Maximilian Immo Orm Gorissen, aconteceu em decorrência de um convite recebido do Cel. Elcio Rogerio Secomandi, principal palestrante, autor do livrete comemorativo da Fortaleza de Santo Amaro e organizador, junto com a ABVC, de dois passeios pelos fortes em 2016.

Para que a inserção da Fortaleza de Santo Amaro e do Forte de São João como patrimônio da Humanidade possa virar realidade, é fundamental o envolvimento da sociedade com estes patrimônios.

VP ABVC SANTOS, Maximilian Immo Orm Gorissen (a direita) e o palestrante, Cel. Elcio Rogerio Secomandi (esquerda).

VP ABVC SANTOS, Maximilian Immo Orm Gorissen (a direita) e o palestrante, Cel. Elcio Rogerio Secomandi (esquerda).

Os passeios da ABVC, como o Cruzeiro Forte São João e o passeio náutico realizado ao Forte dos Andradas em 2016, são exemplos de como a ABVC, em conjunto com os órgãos da prefeitura do Guarujá e da marinha, podem promover a participação da população e o envolvimento da sociedade para alcançar a pretendida titulação.

Durante o evento, para a comemoração dos 434 anos do mais expressivo conjunto arquitetônico-militar do Estado de São Paulo, foram distribuídos parte dos mais de 5.000 exemplares do livrete “Bem-Vindo à Fortaleza de Santo Amaro”, de distribuição gratuita.

O livrete, na versão digital, encontra-se disponível em diversos sites especializados em fortificações coloniais (links abaixo).

Um pouco de história… a Fortaleza de Santo Amaro há 434 anos…

Na longínqua tarde de 24/01/1583, troaram os canhões de três naus de guerra da Invencível Armada espanhola e dois navios corsários ingleses, numa batalha naval nas proximidades da embocadura do Estuário de Santos onde, outrora, ficava o trapiche de atracação da Capitania de São Vicente.

sbnews-foto-20170126-02
Palestrante, o Sr. Elcio Rogerio Secomandi

Este fato histórico está materializado em ambos os lados da barra do estuário: o “padrão português de posse da terra”, na margem direita (Santos) e a Fortaleza de Santo Amaro, na margem esquerda (Guarujá).

A “certificação de nascimento” do mais expressivo conjunto arquitetônico-militar do Estado de São Paulo encontra-se no Archivo General de Indias, Sevilla (Charcas 41, Doc 27), em carta do Almirante Diego Flores Valdés – “Capitão Geral das Costas do Brasil”, no início do período de união das coroas ibéricas – ao rei Felipe II de Espanha/Felipe I de Portugal. Na página 6 consta o pedido do capitão-mor de São Vicente, Gerônimo Leitão, para que fosse construído um “fuerte”: “… conforme la trata que para ello dio Bautista Antonelli El yngieniero q Vm. Ymbio para los fuentes de destrecho”.

434 anos depois… este exuberante Patrimônio Histórico Nacional abriga o Museu Histórico “Fortaleza da Barra”, administrado pela Prefeitura Municipal de Guarujá (Lei Ordinária 1422/2014 e Decreto 11900/2016); faz parte do Sistema Brasileiro de Museus (Decreto nº 8.124, de 17 de outubro de 2013 – regulamenta Leis que tratam do Estatuto dos Museus e do Instituto Brasileiro de Museus) e, por fim, consta da Lista Indicativa/2015 do governo do Brasil para concorrer ao título de Patrimônio da Humanidade pela Unesco (2020/2025).

Para saber mais….

www.secomandi.com.br/fortalezadabarra aba do site educacional sobre Fortes e Fortalezas.

www.unisantos.br/fortifications para visitas virtuais às fortificações que permeiam o vasto perímetro do Brasil e outras, mundo afora.

Texto e fotos: VP ABVC SANTOS, Maximilian Immo Orm Gorissen

Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário

Chamada ABVC

Os associados da ABVC e seus amigos estão convidados a participar do jantar de encerramento do ano de 2016 que a ABVC organiza em São Paulo. As reservas podem ser feitas a partir do site da ABVC (www.abvc.com.br).
Será dia 8 de dezembro (quinta-feira) no restaurante Batubara (Praça São Marcos, 825 – Alto de Pinheiros, chegando pela Av. São Gualter. O jantar terá entrada, salada, prato principal e sobremesa, e o valor por pessoa é de R$90,00.

Na ocasião será realizada a cerimônia de diplomação do novo Presidente e da entrada para o Conselho Diretor do novo membro, Volnys Bernal.

Compareça e venha fazer essa festa junto conosco!

Serviço:

Jantar de confraternização de fim de ano ABVC SP
Dia 8 de dezembro de 2016
Horário: 18h
Local: Restaurante Batubara
Pça. São Marcos, 825 – Alto de Pinheiros
Fone: (011) 3726-2908
Site: batubara.com.br
Valor: R$ 90,00/pessoa
Reservas pelo site da ABVC
Até 5/dez para pagamento com boleto
Até 7/dez para pagamento com cartão

Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário

Abertas as inscrições para o Costa Leste 2017

cleste rio de janeiro

Estão abertas as inscrições para a edição 2017 do Cruzeiro Costa Leste. Além do cronograma, regulamento e inscrições, você poderá saber das novidades para esta edição (como a vistoria técnica, por exemplo).

cleste Buzios

O Cruzeiro Costa Leste partirá do Rio de Janeiro com destino à Bahia, passando por lugares como Abrolhos, Santo André (sul da Bahia) e outros locais paradisíacos da nossa costa.

cleste camamu

Ainda dá tempo de se planejar e preparar seu barco para essa viagem lendária da ABVC. Não deixe pra depois! Acesse agora mesmo: http://abvc.com.br/evento.asp?IdEv=120 e inscreva-se!

Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário

Inscrições abertas para o Cruzeiro Costa dos Tamoios 2016

flotilha tamoiosAcontece de 19 a 26 de Novembro de 2016, a 6ª edição do Cruzeiro Costa dos Tamoios, realizada pela ABVC (Associação Brasileira de Velejadores de Cruzeiro). As inscrições estão abertas no site da ABVC aqui

O roteiro envolve a passagem por diversas praias e ilhas, saindo de Ubatuba (SP) com destino a Paraty (RJ), contornando a Ponta da Joatinga, adentrando em Paraty Mirim, Saco do Mamanguá, Ilha da Cotia e encerrando na cidade de Paraty.

O objetivo do Cruzeiro Costa Tamoios é integrar navegadores experientes com aqueles que ainda não realizaram grandes navegadas, e desmistificar a passagem pela Ponta da Joatinga.

tamoios2O Costa dos Tamoios vem em 2016 se afirmar como um cruzeiro familiar de médio percurso, assim como os Cruzeiros Costa Verde e Costa Fluminense, que se distinguem dos maiores: o Costa Sul vai até Florianópolis e o Costa Leste, até a Bahia.

Com o Costa dos Tamoios, há a possibilidade de conhecer locais e praias do litoral paulista e do carioca, constituindo uma experiência prévia para aqueles que desejam realizar cruzeiros mais longos.

Se está em seus planos sair do pontão, venha navegar conosco no Cruzeiro Costa dos Tamoios 2016!


Costa dos Tamoios

O nome escolhido para o cruzeiro se refere a uma aliança de povos indígenas do tronco lingüístico tupi que habitavam a costa dos atuais Estados de São Paulo (litoral norte) e Rio de Janeiro (vale do Paraíba fluminense).

Esta aliança, liderada pela tribo Tupinambá, congregava também as tribos Guaianazes e Aimorés. O termo “tamoio” não se trata, portanto de uma única tribo ou nação indígena específica, como muitos pensam. O termo vem de “tamuya”, que significa “os anciãos”, indicando que eles eram das mais antigas tribos tupis, e os que mais prezavam pelos costumes tradicionais.

bandeira Tamoios

Programação
19/11 18:30 Reunião de comandantes
19:00 Palestra
20:00 Jantar de abertura do Cruzeiro Costa dos Tamoios
20/11 09:00 Largada para a Praia das Cassandocas
15:00 Saida para a Praia da Fortaleza
Pernoite
21/11 09:00 Saida para Ilha Anchieta.
Passeios por trilhas e pontos turísticos
14:00 Churrasco no quiosque da Ilha Anchieta
OBS: Os participantes devem levar as carnes, saladas, bebidas e carvão. Será feita uma única mesa para todos
22/11 09:00 Saida para a Praia da Almada
Tarde livre
19:00 Jantar no Bar do Fernando
OBS: cada comandante é responsável pelas despesas de sua tripulação
23/11 09:00 Saida para a Ilha das Couves
Tarde Livre (obs.1)
Pernoite em Pinciguaba
24/11 07:00 Saida para a Praia Grande de Cajaiba (obs.1)
14:00 Almoço e visita às cachoeiras
16:00 Saída para a Ilha da Cotia
25/11 09:00 Saída para o Saco do Mamanguá
11:00 Passeio nas cachoeiras
17:00 Retorno à Ilha da Cotia
26/11 09:00 Saída para a Praia do Bom Jardim
15:00 Acesso à Marina Farol de Paraty
19:30 Jantar de encerramento

Obs. 1 Dependente de condições meteorológicas favoráveis

Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário

ABVC no São Paulo Boat Show 2017

estande 2017Este ano, o São Paulo Boat Show será realizado de 6 a 11 de outubro de 2016 no São Paulo Expo – Exhibition & Convention Center (localizado no início da Rodovia dos Imigrantes) e a ABVC estará presente novamente com um estande.

Associado: Venha nos visitar e receba um brinde!

Confira o lançamento do Cruzeiro Internacional da ABVC – Ilhas Baleares – Espanha e do Cruzeiro Costa Leste, ambos em julho de 2017.

Aproveite também para conhecer os próximos eventos da ABVC:

Encontro dos Velejadores do Interior – Indaiatuba (SP) – 5/11/2016
Encontro no Cedro – Paraty – 13/11/2016
Cruzeiro Costa dos Tamoios – Ubatuba a Paraty – 19 a 26/11/2016
Cruzeiro Costa Leste – Rio de Janeiro a Salvador – 1 a 31/07/2017
Cruzeiro Internacional – Ilhas Baleares – 1 a 8/07/2017

Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário

Beto Pandiani faz palestra em SP

beto_pandiani_01A Soamar SP e a ABVC – Associação Brasileira de Velejadores e Cruzeiro promovem na próxima segunda-feira, dia 9, às 19h, uma palestra com Beto Pandiani. Intitulada “Viagem segura e aquela que você sabe que vai chegar”, os participantes do evento ganharão um livro de culinária a bordo, escrito por Carlos Brancante, Presidente da Soamar-SP e Diretor Proprietário da Brancante Seguros.

A palestra acontece no Centro Cultural da Marrinha em Sao Paulo (Av. 9 de Julho, 4597) e deve lotar as dependências do auditório.

receitas do Lord GatoLivro

Intitulado “Cozinhando A Bordo III”, o livro de Brancante traz receitas requintadas feitas por ele ao longo dos anos a bordo do “Lord Gato”, seu trawler e quem se inscrever para a palestra ganhará um exemplar autografado pelo autor.

Serviço:
Palestra de Beto Pandiani
Segunda-feira , 9 de maio, as 19h
Centro Cultural da Marinha SP
Av 9 de julho 4597
Valet no local ($10)
Adesões até 6 de maio: Associados R$30 – Não associados R$40
(011) 3056-3031 com Paula
Ou por email: soamarsp@hotmail.com ou secretaria@abvc.com.br

Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário

14º Encontro Nacional

logo jpg medioA ABVC realiza de 26 a 28 de maio (feriado de Corpus Christi) no Bracuhy – Angra dos Reis, o 14º Encontro Nacional da ABVC. O primeiro Encontro Nacional foi realizado na Marina Porto Paraty em 2005. A partir de então, todos os anos a associação reúne os velejadores para uma confraternização com palestras, oficinas e, claro, muita festa.

Venha curtir com a família e amigos as diversas atividades, que incluem:

Palestras
Oficinas
Exposição de produtos
Brechó náutico
Atividades recreativas
Recreação para crianças de até 10 anos
Eventos sociais (festa, jantar de abertura e jantar de encerramento)

DSC_4249Além disso, haverá muita confraternização e sorteio de brindes !!!
Programação preliminar

Palestras confirmadas:

Expedição Patagônia – Mario Canuto e Marcos Hurodovich
Volta da América do Sul – José Zanella e Eduardo Zanella
Ubatuba á Argentina em um 33 pés – José Spinelli Neto
Pintura de barco: obras vivas e mortas – Raymond Grantham
Velas em ventos de través a popa – Gabriel Borgstrom

Oficinas confirmadas:

Conserva de alimento em pote de vidro – José Spinelli Neto
Homem ao mar e velejada em capa – José Spinelli Neto
Equipamentos eletrônicos de navegação – Walter Jean Claude Michel

DSC_3351Confraternização:

Jantar de abertura (26/maio)
Jantar de encerramento (28/maio)

Recreação:

Gincana com botes
Karaokê

Vagas gratuitas na Marina Bracuhy

Exclusivamente para os participantes associados da ABVC inscritos no Encontro Nacional que vierem pelo mar com seus veleiros, procedente de cidades diferente de Angra dos Reis, serão disponibilizadas 15 vagas gratuitas em pier na Marina Bracuhy no período de 26 a 29 de maio.

Saiba os detalhes e faça suas inscrições no site da ABVC aqui!

(Fotos: Hélio Viana)

Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário

9º Encontro da Páscoa em Paraty

IMG-20160326-WA0067_resizedFoi realizado mais um ano, (dia 26), na ilha do Cedro, em Paraty, o 9º Encontro de Páscoa da ABVC-Paraty, no qual compareceram, entre adultos e crianças, mais de 100 pessoas. Além de um excelente churrasco, onde vários colegas se revezaram na churrasqueira, as crianças tiveram um brincadeira para receber seus ovos, e os adultos tiveram que procurar a “cenoura oculta”, numeradas, para fazer a entrega dos ovos de Páscoa. O tempo foi excelente, colaborando muito com o evento, que foi mais um sucesso da ABVC. O evento foi organizado pelo Vice-Presidente da ABVC em Paraty, Eduardo Schwery, que contou com a colaboração de todos, com destaque para as diretoras Regina D’ Elia Collell e Leonor Ferre Esteves, da área social da ABVC.

Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário

Encontro Nacional acontece de 26 a 28 de maio em Angra

ABVCO Encontro Nacional da ABVC 2016 acontece de 26 a 28 de maio em Angra dos Reis.
Em breve divulgaremos a programação. Reserve a data para mais esse encontro sensacional!!

Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário

Palestra de Elio Somaschini lota Centro Cultural da Marinha

DSC_0069A ABVC e a Soamar São Paulo promoveram ontem, no Centro Cultural da Marinha em São Paulo, a palestra e o lançamento do livro do navegador Elio Somaschini. As mais de 140 pessoas que lotaram o auditório puderam deliciar-se com um gostoso lanche e refrigerantes antes da palestra, enquanto compravam o livro e pediam o autógrafo de Elio.

E o aniversário do palestrante não foi esquecido. Ele ganhou um bolo ao som de “Parabéns a você” cantado pela plateia.

Na ocasião, Maurício Napoleão (membro do Conselho Diretor da ABVC) e Carlos Brancante (Presidente da Soamar SP), anunciaram uma parceria na qual a ABVC poderá utilizar o Centro Cultural da Marinha do Brasil para reuniões de seus associados.

A palestra foi um sucesso e o público saiu querendo mais… o que certamente ocorrerá em breve. Fique de olho aqui no Blog e no site da ABVC em www.abvc.com.br !

Veja algumas fotos do evento (clique para ampliar):

Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário