ABVC realiza Costa dos Tamoios 2014

logo_CCT2013Encerrou-se no final de semana passado o Cruzeiro Costa dos Tamoios 2014, organizado pela ABVC – Associação Brasileira de velejadores de Cruzeiro. Ao final, a flotilha reuniu-se na Marina Farol de Paraty para uma confraternização, com direito a jantar e palestra. Confira a seguir algumas fotos do evento.
O Cruzeiro Costa dos Tamoios foi organizado por Brasílio de Mello e Cláudio Renaud. O nome escolhido – Tamoios – refere-se a uma aliança de povos indígenas do tronco lingüístico tupi que habitavam a costa dos atuais estados de São Paulo (litoral norte) e Rio de Janeiro (Vale do Paraíba fluminense).

Esta aliança, liderada pela nação Tupinambá, congregava também os Guaianazes e Aimorés. O termo “tamoio” não se trata, portanto de uma tribo ou nação indígena específica como muitos pensam. O termo vem de “tamuya” que em tupi significa “os anciãos”, indicando que eles eram as mais antigas tribos tupis, os que mais prezavam os costumes tradicionais.”. O roteiro envolve a passagem por diversas praias e ilhas, saindo de Ubatuba (SP) com destino a Paraty (RJ), contornando a Ponta da Joatinga, adentrando em Paraty Mirim, Saco do Mamanguá, Ilha da Cotia e encerrando na cidade de Paraty. O objetivo do Cruzeiro Costa Tamoios, além de integrar navegadores experientes com aqueles que ainda não realizaram grandes navegadas, é desmistificar a passagem pela Ponta da Joatinga. Clique nas fotos para ampliar!

Sobre ABVC

Este é o Blog da ABVC - Associação Brasileira de Velejadores de Cruzeiro, onde são divulgadas as novidades e notícias de seu interesse. Divulgue e participe !
Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>