2017 - Costa Leste - Cruzeiros - Eventos - ABVC
Home
Quem Somos
Notícias Classificados Loja Virtual Fale Conosco Associe-se  Login
Blog
Eventos
Informações Técnicas
Informações Náuticas
Mural Meteoromarinha Outras Previsões
Home  >  Eventos  >  Cruzeiros  >  Costa Leste  >  2017  
2017

A ABVC apresenta o programa do CRUZEIRO INTERNACIONAL DA COSTA LESTE 2017.

O Costa Leste é um cruzeiro bienal (a partir de 2017, anos ímpares) ao longo da costa leste do Brasil (Rio - Salvador), que vem acontecendo há mais de onze anos com enorme sucesso. O principal objetivo é levar veleiros de comandantes iniciantes integrados em flotilha com outros, de maior experiência, pela costa, com segurança.

Leia no Regulamento as novidades para esta edição sobre a vistoria do veleiro, a obrigatoriedade de apólice de seguro vigente, e o tamanho mínimo do veleiro para participação.

A organização do Costa Leste prevê tempo necessário para a participação na regata Aratu-Maragojipe (www.aratuiateclube.com.br) e também na Refeno (www.refeno.com.br).

PROGRAMA DO COSTA LESTE 2017** 

Vamos tentar mantê-lo atualizado... datas atualizadas estão em verde

CHEGADA LOCAL SAIDA
    prevista confirmada
  Rio de Janeiro (ICRJ) 02/jul 02/julho
03/julho Iate Clube Armação de Búzios 05/jul 05/julho
07/julho Iate Clube do Espírito Santo 11/jul 11/julho
13/julho Abrolhos 15/jul 15/julho
16/julho Santo André 19/jul 19/julho
20/julho Ilhéus 22/jul 22/julho
22/julho Camamú 26/jul 26/julho
26/julho Salvador 28/jul 28/julho
28/julho Aratu Iate Clube          30/07   
29/julho Festa no Aratu

29/jul

 
  Regata Aratu Maragojipe    
  Refeno    


(**) As datas e portos estão sujeitos à alterações antes e durante o percurso, em função da largada, da meteorologia e da organização. Paradas adicionais ou divisão da flotilha serão decisões da organização sempre em função das condições de segurança, calado e capacidade de fundeio do local.

O que está incluído e o que não está na inscrição que vou pagar ?

O principal objetivo do Cruzeiro Internacional da Costa Leste é proporcionar aos velejadores menos experientes uma navegação segura e uma experiência de cruzeiro de longo curso. Para isso é preciso criar uma estrutura prévia, o que tem um custo. Além disso, o cruzeirista também receberá um kit com pelo menos uma camiseta e uma mochila ou bolsa além de poder participar da programação social que está sendo preparada, uma apostila contendo diversas informações técnicas com dicas, waypoints e orientações de preparação. Esses são os principais motivos da cobrança dos valores. Para criar essa estrutura, muitas pessoas trabalham de maneira voluntária há muito tempo, e continuarão trabalhando durante e após o cruzeiro, em planejamento, logística, contatos, organização de eventos, festas, elaboração, execução, transporte,produção e entrega de brindes, organização e controle de inscrições, relação com cada um dos pontos de parada antes e durante o cruzeiro, tendo gastos com combustível, telefones, passagens e outros, para consolidar as relações com as instituições e pessoas envolvidas, tudo para que o participante possa usufruir dessa experiência sem ter que pensar em outras atividades que não seu próprio planejamento de cruzeiro e o prazer da viagem.

O principal benefício portanto é a participação oficial no Cruzeiro Internacional da Costa Leste, decorrente de toda essa experiência e organização prévia dos organizadores e usufruir da estrutura preparada.
Em caso de patrocínios e/ou apoios, esses benefícios serão ampliados.

Não estão incluídas quaisquer taxas de inscrição em regatas festivas (inclusive Refeno) ou taxa de preservação do IBAMA em Abrolhos, que deverão ser arcadas por cada um dos comandantes e/ou seus tripulantes, bem como demais despesas pessoais ou relativas aos veleiros participantes nos Iate Clubes e locais de parada, como passeios, transportes, ingressos, alimentação, bebidas, água, lavagens, banhos ou outras que possam surgir durante a realização do cruzeiro.

Veleiros inscritos (última atualização em 06/04/2017)

  Veleiro Comandante
1 PAPPI Helano Landim Frota Leitão
2 SORELLE Richard Canella
3 MAGOO II Giancarlo Angelucci
4 SPECTRA Marcelo Lacava Pagnocca
5 VORTEX David Lindo
 6  YALLAH Mouhamed Mourabet
7 NAUMI Rui Talaia
8 GRÃO William Bueno
9 ZADIG Domingos Henrique Leal Braune
10 ALISIOS Roberto Kawaai Iinuma
11 RS1 Sandro Teixeira da Rocha
12 MARAHU Alexandre Foux
13 TUCANNUS Alexandre Magno Freitas
14 ASTROLABIO Julio Cezar Adamowski
15 HAMARAKY Antonio Felipe Lima e Silva

 

REALIZAÇÃO

ABVC - Associação Brasileira de Velejadores de Cruzeiro

 

APOIO

 



AF Nautica e Turismo Cor


Regulamento

Inscrições

Inscrição Tripulante avulso 

Termo de Responsabilidade

Bolsa de Tripulantes

 

Veja como foi o Costa Leste em outros anos

Veja algumas fotos da largada e da festa do Costa Leste.


"O Costa Leste 2008 foi um grande sucesso. Ficamos muito satisfeitos com o respaldo que tivemos para que o sonho de conhecer um pouco do Brasil, ou melhor de nossa costa, pudesse se tornar realidade. A oportunidade que o Costa Leste oferece para novos velejadores ( nem sempre na idade, como é o nosso caso), é ímpar. Aprendemos muito, rimos muito, tivemos situações em que passamos muito aperto, mas não fosse a a solidariedade entre os participantes e a organização sempre presente nos esperando com muita festa e calor humano em cada porto, talvez muitos de nós não tivessem continuado. Parabéns a todos, principalmente para aqueles que, não estando presentes percorrendo a costa leste conosco, estavam atrás dos panos trabalhando para que tudo se fizesse a contento. O Costa Leste 2008 foi um grande passeio, em que conhecemos grandes pessoas e fizemos bons amigos".
Capitão Alberto Penno Junior e Rosangela Penno - Veleiro Dona Rô

"Segundo a opinião reinante entre os participantes foi um mês fantástico, com velejadas gostosas outras difíceis, lugares maravilhosos, convivência harmônica, grande aquisição de conhecimentos e experiência. Eu que participei a partir da escala de Vitória adorei. Considero que o maior objetivo atingido pelo CCL2008 foi o de permitir que velejadores com pouca experiência pudessem fazer um cruzeiro deste porte. Sem o CCL não o fariam, agora, após o CCL com certeza o farão sozinhos."
Luiz Fernando L. Beltrão - Veleiro Tinguá - Florianopolis (SC)

"Nota 10.Fiquei espantado com o que foi ofericido, pelo valor da inscrição que pagamos... Na verdade antes do cruzeiro eu achei ela muito cara, no final achei muito barato ! Eu como velejador pouco experiente, tive todo o suporte necessario, principalmente do comandante da nossa flotilha. Quero deixar bem claro que não tenho contato algum com o pessoal da ABVC, só falo isso em forma de agradecimento por eles terem proporcionado uma das melhores experiencias de nossas vidas, foi show !"
Marcio e Dani - Veleiro BORA BORA 33 pés com 6 pessoas a bordo durante 40 dias..

"ABVC, voluntários, capitães de flotilha e amigos: O meu rosto e o do Jonas eram dois desses rostos estampados de felicidade ! Obrigado por tudo que nos proporcionaram!!! Estaremos esperando ansiosamente o próximo Cruzeiro Costa Leste. Abraços e PARABÉNS".
Sérgio e Jonas - Veleiro Fandango

"Acompanhei, cotidianamente, a navegação da CCL. Sua rota, eventos, etc (com muita inveja claro! já que não tive oportunidade de estar lá fisicamente rsrsrs) Tive e tenho contato com diversos participantes dos quais sentí a admiração pelos resultados. Não podería deixar de dar meus parabens e agradecimentos pelo esforço a todos aqueles que participaram graciosamente da organização em pro do desenvolvimento da navegação oceânica e creio, quase com certeza ,ter sido este o maior evento da vela de cruzeiro no Brasil. Meu fraterno abraço e novamente parabens a todos os organizadores".
Yamandú - Ubatuba - SP

"Apesar de também não ter participado do cruzeiro costa leste, (fiquei babando no escritorio, só de ver as fotos e os comentários) mas participei dos eventos do encontro anual no Brachuy e sei o quanto foi complicado organizar tudo e tudo dar certo no final das contas e tudo de forma voluntaria. Têm todo meu apoio e está de parabéns pelo Cruzeiro Costa Leste. Por isto nos orgulhamos de apoiar e divulgar a ABVC através de nossa Empresa CONINCO".
Raymond Grantham s/y PELIKAN

"Como participante pela primeira vez do CCL e totalmente inexperiente, aceite meus parabens e agradecimento pela dedicação , e nos ajudar a relizar um sonho. O nosso muito obrigado e abraços a todos que de alguma forma coloboraram para a realização do CCL 2008".
Vail e Helena - Veleiro Mony

Acompanhe as novidades da flotilha no Blog da ABVC


Prêmios Especiais ABVC - REFENO

A partir da parceria realizada entre a ABVC, o Iate Clube do Rio de Janeiro e o Cabanga Iate Clube, ficaram estabelecidas duas premiações especiais para a Refeno, a saber:

1) Prêmio Newson Campos, em homenagem ao criador do Cruzeiro Internacional da Costa Leste
2) Prêmio ABVC, em homenagem aos Comandantes participantes da Refeno, associados da ABVC

Ficam estabelecidos os seguintes critérios para essas premiações:

Troféu Newson Campos

1) Fica instituído o troféu Newson Campos a partir da Refeno 2008;
2) O troféu e transitório e ficará sob a guarda do Cabanga Iate Clube;
3) Somente os participantes da Refeno, oriundos do Cruzeiro Internacional da Costa Leste poderão participar da disputa;
4) Para efeitos de pontuação, será levada em consideração a classificação das embarcações oriundas do Cruzeiro Internacional da Costa Leste participantes da Refeno em suas respectivas categorias;
5) A essa classificação, somar-se-á uma posição caso o veleiro tenha participado da Aratu-Maragojipe;
6) Também haverá uma posição a mais para o veleiro indicado pelo Comodoro do Costa Leste de acordo com sua avaliação pessoal sobre o desempenho da embarcação durante o Costa Leste, em relação aos valores e espírito que norteiam o documento de ações sociais do Costa Leste;
7) O Comodoro poderá indicar para a pontuação supracitada até cinco veleiros;
8) Em caso de empate, vencerá o veleiro com o maior número de mulheres a bordo, inscritas no Costa Leste;
9) Na permanência do empate o critério utilizado será a colocação original na Refeno.

Troféu ABVC

1) Fica instituído o troféu ABVC a partir da Refeno 2008;
2) Será premiado o primeiro veleiro participante em uma das categorias da Refeno
a chegar a Fernando de Noronha (fita azul) sem ser desclassificado, independente de categoria,
cujo comandante seja membro da ABVC - Associação Brasileira dos Velejadores de Cruzeiro,
em dia com sua anuidade.
3) O troféu ABVC é de posse definitiva do Comandante ou representante por ele indicado.




Associação Brasileira
de Velejadores
de Cruzeiro

© 2013 ABVC
Quem Somos
      A ABVC
      Diretoria Interior
      Estatuto
      Atas
            Ata da criação
      Nossos Objetivos
      Benefícios para Associados
      FAQ
Associe-se
Notícias
Blog
Eventos
Informações Técnicas
Informações Náuticas
Mural
Meteoromarinha
Outras Previsões
Classificados
Loja Virtual